Weby shortcut
topo.jpg

Subprojetos

Atualizado em 19/11/14 09:23.

Subprojeto 1: Gestão da Biodiversidade dos Povos do Cerrado: Os Karajá e os Avá-Canoeiro no contexto do Noroeste e do Norte Goianos. A temática apresentada pelo subprojeto parte da seguinte idéia: refletir como está sendo feita a gestão da biodiversidade visando o uso de práticas que garantam a conservação e preservação dos grupos indígenas do Cerrado goiano.

EQUIPE: Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro

Mestranda: Lorranne Gomes da Silva

Mestranda: Sélvia Carneiro de Lima

 

Subprojeto 2Usos e abusos do Cerrado Brasileiro: o conhecimento e saberes locais na relação com a biodiversidade-Pequenos produtores, quilombolas e raizeiros. Esta proposta tem como objetivo geral compreender a interferência e as conseqüências da aplicação do conhecimento popular e dos saberes locais na apropriação da biodiversidade do Norte Goiano e do Oeste Baiano gerando sua conservação e/ou preservação.

EQUIPE: Profa.Dra.Maria Geralda de Almeida

Mestre: Luiza Helena Barreira Machado

Doutorando: Evanildo Santos Cardoso

Doutoranda: Wilma Melhorim Amorim

Graduanda: Caroline Peixoto de Oliveira

Subprojeto 3Os avanços da Biotecnologia na expansão do agronegócio: a tendência é a padronização do processo produtivo para atender as demandas impostas pelo mercado, no entanto, a apropriação das novas tecnologias no Brasil, em específico a biotecnologia, potencializa o setor produtivo que hora concebemos como agronegócio.

EQUIPE: Prof.Dr. Manoel Calaça

Mestrando: Wagner Alceu Dias

Mestre: José Carlos de Carvalho

Doutorando: Gilberto Celestino

 

Subprojeto 4 - Clima e recursos hídricos no Cerrado Brasileiro: políticas de uso e conservação da água e análise do problema no contexto da discussão sobre mudanças climáticas. O tema em questão tem o objetivo de questionar as atuais concepções a respeito de mudanças no clima e apresentar o contexto climático do Cerrado (variabilidade e alterações microclimáticas), procurando-se estabelecer uma relação entre o conhecimento (ou a falta dele) e as atividades econômicas realizadas na região. E as transformações que ocorrem na biodiversidade do Cerrado a influência do uso descontrolado da água para irrigação e como a necessidade de produzir energia altera a geografia desse bioma e produz deslocamento de populações tradicionais.

EQUIPE: Prof.Ms. Romualdo Pessoa Filho

Profa.Dra. Juliana Ramalho Barros

Graduando: Ivamauro A. de Sousa Silva

 

 

Listar Todas Voltar