I Colóquio BIOTEK
Local de Realização: Instituto de Estudos Sócioambientais(IESA - UFG)
Data de Realização: 16/11/2009 - 16/11/2009
1º Colóquio BIOTEK CERRADO, BIODIVERSIDADE, BIOTECNOLOGIA, SUJEITOS E TERRITÓRIO(S)
O grupo BIOTEK desenvolve o projeto intitulado "Biotecnologias e a gestão participativa da biodiversidade: estudos de caso de instituições, conhecimento popular e saberes locais no cerrado brasileiro", que está vinculado ao projeto" Nouvelles formes de socialisation du vivant au Sud: biotecnologies et gestion participative de la biodiversité - Bioteck", desenvolvido pelo Institut de Recherche et Développement, com recursos da Agence Nacionale de Recherche - França.
O projeto prevê discutir a sustentabilidade frente ao novo quadro exposto onde se confrontam a preservação e a conservação ambiental, as concepções de natureza e cultura e os investimentos em biotecnologia e os interesses do agronegócio.
O projeto sob coordenação do grupo BIOTEK no Brasill, teve seu início em julho de 2008, com o desenvolvimento de pesquisas sob as temáticas de biotecnologia, biodiversidade, agronegócio, saberes tradicionais, dinâmicas socioespacial de grupos indígenas e comunidades tradicionais.
Com o resultado de pesquisas o grupo realizou o I Colóquio Biotek: Cerrado, Biodiversidade, Biotecnologia, Sujeitos e Território(s) no dia 16 de novembro de 2009 no Anfiteatro do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA - UFG). Teve como objetivo criar um espaço de divulgação desses resultados ,bem como, possibilitou diálogo, discussão e aprofundamento nos debates pertinentes ao projeto entre os participantes do grupo.
Composto por mesas redondas e uma sessão de comissão coordenada, o evento contou com a participação de palestrantes externos convidados, como o Dr. Vincenzo Lauriola, socioeconomista e pesquisador titular do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e o Prof. Dr. Geoffroy Filoche do IRD (Institut de Recherche et Développement), e pesquisadores do grupo.
Foto: Viviane Custódia Borges. À extrema esquerda Dr. Vincenzo Lauriola e à extrema direita Prof. Dr. Geoffroy Filoche.
As discussões realizadas também contaram com a presença de quarenta e quatro inscritos, entre estes graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Fonte: BIOTEK